segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manuscritos gregos na internet

A Biblioteca Britânica, em Londres, colocou na internet mais de um quarto dos seus manuscritos gregos, totalizando 280 volumes, em mais um passo rumo à digitalização completa desses importantes documentos antigos.
Os manuscritos disponibilizados gratuitamente são parte de uma das mais importantes coleções localizadas fora da Grécia para o estudo de mais de 2 mil anos de cultura helênica.
A biblioteca detém um total de mais de mil manuscritos gregos, de 3 mil papiros e uma abrangente coleção de impressos arcaicos gregos.
Isso abre um recurso precioso para qualquer um - do especialista ao curioso - em qualquer lugar do mundo, sem custo.
Entre os destaques do acervo estão os "Salmos de Theodore" altamente ilustrados, produzidos em Constantinopla, em 1066, e as fábulas de "Babrius", descobertos em 1842 no monte Atos, que contém 123 fábulas de Esopo corrigidos pelo grande acadêmico bizantino Demetrius Triclinius.
A iniciativa, financiada pela Fundação Stavros Niarchos, se soma a outros projetos da biblioteca para ampliar a divulgação de documentos antigos, frágeis e raros.
Outros projetos digitais incluem um caderno de Leonardo da Vinci, do século 16, e o Codex Sinaiticus, do século 4, contendo a mais antiga cópia completa do Novo Testamento.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário