segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Busca com Google Earth descobre cratera de meteoro

Uma busca realizada com a ferramenta Google Earth levou à descoberta, em um deserto da África, de uma cratera causada por um meteorito, no que está sendo considerado como um dos mais bem preservados locais do gênero já encontrados.
A cratera de Kamil, localizada entre a Líbia o Egito e o Sudão, tem 45 metros de diâmetro e 16 metros de profundidade. Ela tinha sido localizada em 2008 por um mineralogista italiano enquanto realizava uma busca por formas naturais usando o Google Earth.
Após a descoberta, um físico do Observatório do Instituto Nacional de Astrofísica, em Turim, foi contratado para comandar a expedição ao local em fevereiro deste ano.
Segundo os pesquisadores, o buraco foi formado pelo choque de um meteorito ocorrido há mais de 10 mil anos. O corpo celeste, composto de ferro, teria dez toneladas e 1,3 m de diâmetro, tendo atingido a Terra a uma velocidade superior a 12 km/h. Eles afirmaram que o impacto causou uma bola de fogo e uma coluna de fumaça visíveis a mil km de distância.
A expedição à cratera de Kamil durou duas semanas com cientistas italianos e egípcios, onde foram coletados mais de uma tonelada de fragmentos metálicos, incluindo um pedaço de 83 kg, que poderia ter se partido do meteorito.
A surpresa ficou por conta de  a cratera ter ficado tanto tempo sem ser notada por humanos!!!
Fonte: Globo online

Um comentário:

  1. 12 km/h é devagar para um meteorito entrar na atmosfera. Eu ando mais rapido que isso.

    ResponderExcluir