quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Boeing quer levar turistas ao espaço

A Boeing está anunciando uma parceria com a empresa de turismo espacial Space Adventures para vender lugares em uma nave com acesso à órbita baixa da Terra, a mesma faixa do espaço onde orbita a Estação Espacial Internacional (ISS). O sistema espacial da Boeing deve estar operacional até 2015.
Segundo nota divulgada pela gigante do setor aeroespacial, a Space Adventures vai oferecer vagas em voos a serem realizados pela nave espacial comercial da Boeing, chamada Crew Space Transportation 100, ou CST-100.
Ela será oferecida à Nasa como alternativa para o envio de astronautas ao espaço. Turistas terão acesso aos assentos vagos dos voos. A capacidade da CST-100 será de 7 pessoas e o preço das passagens ainda não foi definido.
A nave da Boeing está sendo criada em resposta à decisão do presidente dos EUA, de terceirizar o acesso de astronautas americanos à órbita terrestre, a partir da aposentadoria dos ônibus espaciais.
A última missão de um ônibus espacial está prevista para fevereiro de 2011. Entre o fim da frota de ônibus e a entrada em serviço dos táxis espaciais provados, os astronautas dos EUA dependerão de caronas em naves russas Soyuz.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário