quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Água-viva" pode ajudar a salvar a vida nos oceanos...

Uma medusa venenosa se tornou a nova defensora dos mares. A água-viva "juba de leão" (Cyanea Capillata), é a maior da espécie e, provavelmente, um dos mais antigos animais com mais de 2m de diâmetro e tentáculos que chegam a um comprimento de 30m, o mesmo tamanho que uma baleia-azul, a medusa vem despertando a curiosidade de pesquisadores de todo o mundo.
Cientistas da Noruega e Suécia, descobriram que a água-viva gigante é uma predadora do "octenóforo"- Mnemiopsis leidyi, um verdadeiro invasor dos mares. Como se alimenta dos microscópios plânctons, está interrompendo a cadeia alimentar, causando a morte de peixes e baleias.
A água-viva tem em seus tentáculos pequenas células repletas de toxinas que paralizam pequenos animais e causa ataque cardíaco a ratos de laboratório.
Apesar de ter uma capacidade limitada de locomoção, os tentáculos fazem da "juba de leão" um excelente predador. Além de capturar pequenos peixes, ela consegue prender outras águas-vivas menores. No caso dos octenóforos, os animais conseguem escapar em 90% dos casos, mas acabam morrendo por causa dos repetidos danos na sua estrutura.
Em humanos , a medusa costuma causar reações menos intensas, a menos que a pessoa seja alérgica, inclusive alguns estudos mostram que usar protetor solar, protege o corpo das queimaduras.
Fonte: Globo online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário