quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Água é vida!

Ao menos na forma em que é conhecida, a vida é impossível de manifestar-se e perdurar na ausência da água. Perto de 60% da massa de nossos corpos é composta por pura água. A água disponível na Terra soma quase 1,5 bilhão de km³ e, se a superfície da Terra fosse uniformizada, com uma grande bola de bilhar, estaria coberta por um oceano de 3 mil metros de profundidade.
A água é uma criação antiga no Universo, tão logo as primeiras estrelas de grande massa expeliram elementos químicos pesados, ao final de um curto período de vida. Nas grandes nuvens remanescentes da explosão dessas estrelas antigas, oxigênio e hidrogênio se combinaram para formar água molecular, processo que ocorre ainda hoje em regiões como o interior da nebulosa do Órion, nas proximidades das Três Marias.
A Terra é um planeta água, com apenas 25% de sua superfície coberta por terra firme, continentes e ilhas, onde também escorrem fios d'água. Caudalosos como os grandes rios terrestres, o Amazonas ou o Nilo.
Ainda assim se ouve falar de uma "crise da água". Até nos perguntamos: em meio a tanta água???
Na realidade, essa é a grande crise de água potável, fornecida pelo ciclo hidrológico que purifica, a cada ano, aproximadamente 11 mil km³ de água capaz de ser consumida por homens e animais, irrigar os campos e abastecer a indústria. É esse estoque natural que não está sendo mais suficiente para assegurar a demanda crescente.
Ingenuamente podemos pensar que a água obtida de poços artesianos resolveria essa carência, mas infelizmente não é verdade. Água e sustentabilidade é igual a ciclo hidrológico, com componentes bem conhecidos: atmosféricos, superficiais e subterrâneos, geleiras e reservas de águas subterrâneas que são principais reservatórios de água doce do planeta.
Portanto, se o ciclo hidrológico assegura a sustentabilidade dos recursos hídricos pela renovação do suprimento anual de água, depende de um conjunto de atividades e ações humanas.
Deve-se ainda considerar que as alterações climáticas e a variabilidade do clima podem afetar a quantidade e qualidade dos recursos hídricos, interferindo, portanto, na sustentabilidade. Alterações na composição química da atmosfera, por exemplo, podem resultar no aumento da radiação ultravioleta com impactos diretos na biota aquática, causando mudanças na composição e efeito na diversidade de espécies.
A disponibilidade de água é vital para a manutenção da vida e de todos os ciclos e processos descritos, e as ações do homem que interferem nesses ciclos e na disponibilidade têm comprometido a sustentabilidade dos recursos hídricos.
Precisamos compreender este papel ecológico da água e suas funções vitais para a vida no planeta, portanto, obrigatório - gerir melhor sua utilização!!! A  vida evoluiu progressivamente  em conexão muito estreita com os sistemas aquáticos e o ciclo da água -, impossível não pensar  que ela  é VITAL.
Fonte: Revista Scientific American Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário