quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia histórico para o Iraque: Tropas dos EUA começam a sair do país...

Enfim, as últimas tropas de combate norte-americanas começaram a sair do Iraque em direção ao Kuwait na noite de ontem (18), mais de sete anos depois da invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou o ditador Saddam Hussein. A retirada das tropas americanas do país havia sido anunciada pelo presidente, Barack Obama, para o final do mês.
Foi informado que 56 mil soldados americanos permanecerão no Iraque após a saída da brigada. Este número deve cair para 50 mil no dia 31 de agosto, quando os Estados Unidos declararem o fim de suas operações de combate no país, limitando a presença de seus militares a missões de treinamento e assessoramento para que as tropas ajudem as forças iraquianas a assumir suas próprias tarefas de segurança. Em algumas semanas todos os membros das tropas devem deixar o país e até a metade de setembro, todos já deverão ter retornado aos EUA.
O presidente americano disse que está, desta maneira, mantendo a promessa feita durante sua campanha eleitoral, para o fim da guerra, de forma responsável, e como presidente tem deixado explícito em suas garantias aos norte-americanos que nenhum único membro do serviço dos Estados Unidos permanecerá no Iraque até janeiro de 2012. A invasão começou em março de 2003 e a guerra deixou mais de 4,4 mil soldados americanos mortos, além de dezenas de milhares de iraquianos que perderam a vida.
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário