sábado, 14 de agosto de 2010

Longevidade dos Japoneses

Já faz um quarto de século que as mulheres japonesas podem se orgulhar de ter a maior expectativa de vida do planeta. Em 2009, a longevidade delas chegou a um recorde: 86,4 anos, quase cinco meses superior à do ano anterior. Os homens do Japão também não ficam muito atrás, mas ocupam o quinto lugar no mesmo ranking, com a expectativa de viver 79,5 anos - quatro meses a mais do que em 2008.
A boa alimentação, os exercícios regulares e a qualidade e fácil acesso ao atendimento de saúde no país são fatores de peso nesta fórmula de sucesso. o Ministério da Saúde agrega outro: o avanço no diagnóstico e tratamento de doenças de risco.
Apesar de não haver provas científicas, a maioria dos especialistas concorda que os japoneses vivem mais também por fatores genéticos. E as tradições familiares formam outro ponto importante no aspecto psicológico, que ajuda a pessoa a viver melhor.
existem alguns segredos japoneses:  *comer com moderação - , a dieta tradicional é à base de peixe, arroz e vegetais cozidos.
*Fácil acesso a um sistema de saúde de qualidade
*Alto padrão de vida na terceira idade, em comparação a outros países
*Exercícios físicos regulares
*Avanço no diagnóstico e tratamento de doenças de risco
*Hereditariedade
*Alta taxa de alfabetização - os idosos japoneses têm muito acesso a informações sobre saúde e bem-estar por meio da imprensa.
O Japão tem 40.399 centenários, mais do que o triplo de uma década atrás.
Expectativa de Vida no ranking mundial:
Mulheres - 1º Japão - 86,4
                  2º Hong Kong - 86,1
                  3º França - 84,5
                  Brasil - 76,71
Homens -  1º Catar - 81
                  2º Hong Kong - 79,8
                  3º Islândia 79,7
                      Suiça 79,7
                  Brasil - 69,11
Fonte: J.Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário