quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A História americana se reflete nos "quadrinhos"

Desde o Superman, criado na década de 30 para levantar a moral do povo americano durante a Grande Depressão, os super-heróis povoaram os quadrinhos. Separados por "eras", de acordo com sua criação (da Era de Ouro, nos anos 30, à Era Image, nos anos 90), eles refletem, em maior ou menor grau, o mundo real.
1938 - Superman - primeiro super-herói dos quadrinhos, ele inaugurou a Era de Ouro das HQs. O desemprego e a fome atingiram os EUA nesse período e fizeram a violência crescer a níveis assustadores. Surge o Homem de Aço no combate ao crime organizado usando seus poderes (entre os quais Não se inclui o de voar, que só apareceria tempos depois).
1939 - Batman - Também seguindo a onda de combate à violência, o primeiro herói mascarado, surge para aterrorizar os criminosos. No entanto, ele é humano, e suas únicas armas são um arsenal de apetrechos e a inteligência excepcional.
março/ 1941 . Capitão América - O mundo mergulha no caos da Segunda Guerra. Mesmo antes de seu país ingressar no conflito, o Capitão América combatia os nazistas com um escudo em forma de diamante (datada em 1941, mas sua primeira edição foi distribuída em 1940).
dez/1941 - Mulher Maravilha - A primeira super-heroína fez sua estreia no mesmo mês em que os japoneses atacaram a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí - evento decisivo para a entrada dos EUA na guerra. A Mulher Maravilha é uma princesa amazona dotada de poderes mitológicos e do laço da verdade.
1956 - Flash - Começa a Era de Prata (década de 50), e a criação da bomba atômica desperta o temor de um conflito. É a hora dos heróis tecnológicos. Banhado em produtos químicos e atingido por uma descarga elétrica, Barry Allen se tranforma em Flash (este é o 2º. O 1º é de 1940).
1961 - Quarteto Fantástico - Inaugura a era Marvel, na qual, em vez de aliens ou justiceiros, os heróis eram seres humanos comuns que adquirem superpoderes. Eles vieram após os raios cósmicos ocorrido num voo espacial. No mundo real, EUA e União Soviética, em plena Guerra Fria, davam início à corrida espacial.
1962 - Homem-Aranha - O herói cheio de crises de consciência dispara suas teias em meio a arranha céus de Nova York.
1963 - X-Men - Aqui, a nova geração de heróis já nasce superpoderosa, dotada de um fator mutante em seus genes que os torna odiados pela humanidade. São os X-Men, que sofrem na pele o preconceitoracial que então dividia os americanos entre brancos e negros. É a época de Martin Luther King e Malcon X, líderes negros que polarizaram a cruzada pela tolerância racial nos anos 60.
1974 - Wolverine - A Guerra do Vietnã estralhaça o sonho de paz no mundo, enquanto a crise do petróleo e o escândalo de Watergate lançam os americanos num período de descrédito em relação aos políticos. Nasce um herói cínico e violento, como convém a esses tempos de crise: Wolverine o mutante politicamente incorreto dotado de um fator de cura que o torna invulnerável a qualquer tipo de ferimento.
1992 - Spawn - A queda do muro de Berlim e o fim do comunismo na União Soviética dão início à globalização. Perto do novo milênio, as profecias apocalípticas e o misticismo explodem. Surge Spawn. O ex-agente da Cia morre e, no inferno é recrutado para lutar no exército de Lúcifer contra as forças celestiais.
Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário