terça-feira, 17 de agosto de 2010

China passa Japão - é 2ª economia global

A China ultrapassou o Japão e hoje é a segunda maior economia do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos. No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês foi de 1,33 trilhão de dólares. O japonês, 1,28 trilhão. O PIB norte-americano em 2009 ficou em torno de 14 trilhões.
Para especialistas, o fato de ter desbancado o Japão (depois de passar Alemanha, França e Reino Unido) reforça as previsões de que a China ultrapasse os EUA e se torne a maior economia mundial em 2030.
Pesa, entretanto, contra a China, ter espaço territorial semelhante ao dos EUA, mas abrigar um quinto da população mundial e dispor de recursos insuficientes. Hoje, a população gira em torno de 1,4 bilhões de pessoas, alguns analistas estimam, no entanto, que este número seja ainda superior, isso devido a muitos pais que não fazem o registro do segundo filho, temendo repressões por parte do Estado que estabeleceu uma política de controle de natalidade. Dessa forma o número pode saltar para 1,7 bilhões. A renda per capita é em torno de 3,6 mil dólares, próxima da Argélia e El Salvador, contra os 46 mil dólares dos EUA.
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário