sábado, 28 de agosto de 2010

Brasileiros acima do peso!

O brasileiro independentemente do sexo, da região ou da faixa de renda, está engordando e em ritmo acelerado. foi a conclusão do suplemento de antropometria e estado nutricional da Pesquisa de Orçamentos familiares (POF) 2008-2009, divulgado ontem pelo IBGE.
O levantamento mostra que quase a metade da população com 20 anos ou mais no país está acima do peso e 14,8% estão obesos. O problema, no entanto, não se restringe aos adultos e afeta cada vez mais crianças e adolescentes.
A região Sul é a que tem mais homens (56,8%) e mulheres (51,6%) com excesso de peso. Entre os adultos do sexo masculino, enquanto o sobrepeso atinge 36,9% dos 20% mais pobres, alcança 61,8% dos 20% mais ricos (entre as mulheres esta diferença é menor).
A obesidade atinge mais as mulheres: 16,9% delas, contra 12,4% dos homens. No Sul, uma em cada cinco adultas (19,2% delas) sofrem com o problema.
Os números também são preocupantes entre as crianças de 5 a 9 anos. Segundo a pesquisa, 33,5% delas têm excesso de peso e 14,3% estão obesas.
A prática de esportes ou pequenas caminhadas diárias aliadas à educação alimentar são citadas como medidas importantes no combate à obesidade.
As causas são variadas e "muito individuais", como sabemos, mas o que assusta é a tendência a um sedentarismo progressivo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário