segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Areias das praias brasileiras sob ameaça

A escassez progressiva da areia pode fazer com que algumas praias do litoral brasileiro desapareçam do mapa, principalmente nas cidades.
A afirmação é do geólogo e geógrafo Dieter Muehe, para quem  os maiores vilões desses fenômenos são o aquecimento global e as ações nocivas do homem  ao meio ambiente.
Em entrevista, ele explicou que as mudanças climáticas estão provocando elevações do nível do mar e tempestades em ritmo acelerado, tornando vulneráveis as faixas de areia de muitas praias do país. "As regiões urbanas são as que correm mais risco, pois geralmente a perda de areia não é resposta natural e a orla sofre maior erosão, conforme já está acontecendo com algumas praias no Rio de Janeiro.
O estudo foi apresentado na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O alerta de que é fundamental investir em estudos sobre as fontes de sedimentos, com depósito de areia adequado, "além de saber como tirá-la para não afetar a biologia da área. O certo seria adotar faixas de não-edificação, conforme previsto por lei, que variam de 50 a 200m, e assim haveria um espaço de ajustamento da linha da costa". 
Portanto, foi dado o alerta!!!
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário