terça-feira, 27 de julho de 2010

Pavlopetri - a mais antiga cidade submersa

Pavlopetri, na costa da península do Peloponeso - Grécia, é um sítio arqueológico submerso, encontrado em 1967, que só recentemente começou a ser estudado. Uma expedição subaquática reuniu a Universidade de Nottingham, o Centro de Oceanografia de Southampton e o Ministério da Cultura Grego.
As pesquisas já revelaram uma área de 9 mil m² - quase 10% do total estimado -, com cerâmicas neolíticas de cerca de 5 mil anos. Esse dado fez de Pavlopetri a mais antiga cidade submersa de que se tem notícia.
Arqueólogos identificaram no fundo do mar ruas, portas, edifícios e túmulos. Há pelo menos 15 prédios submersos. As ruínas datam de pelo menos 2800 a.C. que acreditam pertencer ao período micênico (1680 - 1180 a.C.). Esta fase - Idade do Bronze na Grécia - oferece o cenário histórico para uma literatura muito antiga -  da mitologia grega!  
Pavlopetri  era presumivelmente uma cidade portuária próspera onde os habitantes realizavam o comércio à distância em todo o Mediterrâneo, de acordo com os vestígios de embarcações e cargas encontradas no local e representam alguns dos mais antigos sinais de comércio marítimo.
A equipe de pesquisas irá realizar um levantamento completo subaquático. De 2010 a 2012 haverá três temporadas de escavações. Depois de uma temporada de estudos em 2013, os resultados finais serão publicados em 2014.
Fonte: Revista História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário