quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jardim Virtual

No começo do século XIX, a convite do embaixador francês no Rio de Janeiro, o naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) fez uma viagem ao Brasil. Entre 1816 e 1821, ele percorreu vários estados, coletando cerca de 30 mil exemplares de 7 mil espécies vegetais. Esse acervo, que foi conservado no Museu Nacional de História Natural da França, em Paris, voltará, ainda que virtualmente, para o Brasil.
Em 2009, a partir de um acordo de cooperação científica entre os dois países, foi apresentado um protótipo do "Herbário Virtual A.de Saint-Hilaire" -, um site em produção -, será inaugurado em data que  deve ser anunciada ainda em 2010 -, trará a reprodução dos nove cadernos de anotações do botânico, além de imagens das 30 mil amostras reunidas por ele ao longo das viagens.
Para os especialistas  em botânica, a contribuição de Saint-Hilaire para o estudo da flora brasileira foi - e ainda é - essencial. Boa parte das espécies brasileiras foi descoberta graças a seu levantamento, tanto pelas amostras como pelos diversos livros que publicou sobre o Brasil.
Fonte: História Viva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário