segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hidrocorais podem estar se expandindo pelo aumento da temperatura do mar

Uma equipe de cientistas descobriu em Tenerife, maior ilha do arquipélago das Canárias (região autônoma da Espanha), uma espécie tropical de hidrocoral (ou corais de fogo, por serem avermelhados - provocam queimaduras quando tocado por mergulhadores) que até então só havia sido avistada em Cabo Verde, na África.
De acordo com os pesquisadores, o aumento de gás carbônico na atmosfera gera acidificação dos oceanos, o que é uma ameaça aos verdadeiros recifes de corais, e pode ser o responsável pela expansão dos corais na região - até 11 graus de latitude em direção ao norte.
Recifes de coral ocorrem em condições ambientais bem delimitadas: águas rasas e iluminadas (favoráveis à fotossíntese), com temperaturas entre 25° e 29°C, salinidade próxima a 36% e baixo número de partículas em suspensão. Encontram-se, por isso, nas regiões tropicais, de onde partem correntes quentes em direção aos pólos. 
Os hidrocorais do gênero Millepora estão em estudo desde 2008, pelo Departamento de Biologia Marinha da Universidade de La Laguna, do Centro de Pesquisa Ambiental do Atlântico e da Universidade de Las Palmas, após ter sido descoberto uma colônia desse gênero, por um pescador. O professor disse que, em princípio e até o momento nenhum efeito adverso foi observado pela presença e expansão dessa espécie que continua sendo estudada.
Fonte:Estadão online

Nenhum comentário:

Postar um comentário