segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fernão de Magalhães não deu a volta ao mundo!!!

Fernão de Magalhães, quem diria!!! comandou e planejou a expedição marítima que realizou a primeira circum-navegação do globo, não chegou a concluir o périplo.
Foi protagonista de uma das maiores aventuras do século XVI. Em busca de uma rota para o Oriente, o navegador planejou e comandou a expedição que deu a volta ao mundo. No entanto, Magalhães não conseguiu concluir o percurso : morreu no caminho!
Isso, segundo os historiadores, não dimimui em nada o fato de que sua viagem, nas condições da época, tenha sido uma grande conquista. Segundo relato do italiano Antonio de Pigafetta (1491-1534), um dos únicos sobreviventes e historiógrafo da expedição, a aventura teve mais momentos de adversidades e milagres que de marcha vitoriosa.
As caravelas de Magalhães - San Antonio, Victoria, Concepción, Santiago e Trinidad - com seus 240 homens, zarparam de Sevilla em 10 de agosto de 1519 e conseguiram passar por Cabo Verde, sem obstáculos, no começo de outubro.
Depois de percorrer este trajeto, clássico e conhecido, os perigos inerentes a todas as travessias oceânicas pareciam multiplicadas por dez naquele começo do século XVI. Confrontados com uma terrível tempestade no Atlântico, os marinheiros não esperavam nada além da hora de perecer.
No mês de março de 1520, Magalhães e seus homens aportavam para uma escala na baía de San Julián, então no Brasil (hoje Argentina).
Ao longo de cinco meses, surgiram insurreições, os comandantes dos outros navios tramaram uma traição contra o capitão-geral para tentar matá-lo. Magalhães mandou decapitar o capitão do "Concepcíon", depois abandonou o capitão da "San Antonio".
Além dessas rebeliões, conforme a expedição avançava perdia navios. A embarcação "Santiago" naufragou enquanto explorava a costa da Patagônia. Os navios restantes seguiram pelo Pacífico e chegaram ao arquipélago de Saint-Lazare - atual Filipinas, em 1521. Foi nessa época que perderam Magalhães. Durante um contra-ataque de insulares, ele foi atingido no rosto por uma lança envenenada, que o matou subitamente, em 27 de abril.
O "Concepción" seria incendiada em três de maio e em 18 de dezembro, o "Trinidad" afundou.
Ao final da expedição, havia apenas um navio, o "Vitoria", com água entrando em todos os lados. Em maio de 1522, a nau ultrapassaria o cabo da Boa Esperança. Dezoito dos homens conseguiram voltar a Sevilla, sem Magalhães.
Não foi bem assim que aprendemos nos livros de História!!!
Fonte: Do texto de Antoine Roullet -  professor doutorando de História Moderna pela Universidade Paris IV- Sorbonne - publicado no siteUOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário