quinta-feira, 15 de julho de 2010

Extração ilegal de madeira cai no mundo mas...

A extração ilegal de madeira caiu 22% no mundo na última década, mas continua sendo preocupante do Brasil à Indonésia, segundo um estudo publicado na quinta-feira pela entidade britânica Chatham House, que abordou a situação no Brasil, Indonésia, Camarões, Gana e Malásia.
Juntos, esses cinco países responderam por 40% da produção ilegal de madeira em 2002. O relatório estima que, mesmo com a redução, mais de 100 milhões de metros cúbicos de madeira ainda são extraídas ilegalmente a cada ano no mundo.
O relatório diz também que a China é o maior importador e processador de madeira ilegal, produzindo compensados e móveis que rendem bilhões de dólares anuais, principalmente em exportações para os Estados Unidos, Japão e Grã-Bretanha.
A redução significou a preservação de 17 milhões de hectares de florestas, área equivalente ao Uruguai. A manutenção das florestas é também um importante antídoto contra o aquecimento global.
A madeira ilegal ainda representa 35 a 72% do total extraído na Amazônia brasileira, 22 a 25% em Camarões, 59 a 65% em Gana, 40 a 61% na Indonésia, e 14 a 25% na Malásia.
"Se colocados enfileiradas, as toras ilegais dariam mais de dez voltas no globo", diz o texto.
O relatório diz que reprimir a atividade clandestina costuma ser mais barato do que incentivos para preservar as florestas.
Fonte: Estadão online


Nenhum comentário:

Postar um comentário