quarta-feira, 28 de julho de 2010

Catalunha na Espanha proíbe "Touradas"

O Parlamento da Catalunha decidiu em votação, nesta quarta-feira (28), proibir "Touradas" na região, sendo a primeira da Espanha a adotar a medida. A última praça de touros catalã - La Monumental, em Barcelona - fechará suas portas em janeiro de 2012.
A Catalunha tem um movimento de defesa dos direitos dos animais muito ativo, principalmente em Barcelona, palco de várias manifestações políticas antitouradas e travavam uma batalha parlamentar pelo fim dos espetáculos com touros.
O Partido Popular, no entanto, disse que lutará para modificar a lei a fim de impedir que outras regiões adotem a mesma medida catalã. De acordo com organizações de defesa dos animais, cerca de 250 mil touros morrem a cada ano em arenas.
Com a popularidade mais baixa em toda a história, a prática está em declínio, apesar de ainda ocorrer em outros países além da Espanha, como Portugal, Colômbia, Venezuela, Equador e México.
A origem deste "esporte" remonta à época medieval, na Espanha. Há registros de touradas no século XII, geralmente em locais abertos e por celebrações da família real ou de vitórias militares. Originalmente os touros eram enfrentados a cavalo. No século XVIII, Felipe V, no entanto, proibiu a aristocracia de participar da prática por acreditar que era um mau exemplo para o público.
Com a proibição, os plebeus tomaram a prática para si e, como não tinham condições econômicas de ter cavalos, passaram a enfrentar os touros em pé e sem armas. Acredita-se que a mudança tenha ocorrido por volta de 1724.
Os touros que conseguem sobreviver na arena não costumam ser utilizados novamente. É a execução dos animais "com classe" por parte dos toureiros que levam os fãs da prática às arenas. (uma prática bem cruel!!!)
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário