quarta-feira, 14 de julho de 2010

Brasileiros são campeões globais em banhos diários, mas...???

Brasileiros são os campeões globais em banhos diários, mas metade não lava as mãos!!!
O hábito de tomar banho diariamente é herança dos povos indígenas e, agora, pesquisa feita em 10 países comprova que somos os primeiros colocados no quesito higiene corporal, com média de 19,8 banhos por semana (quase três por dia). Este índice é muito superior ao do segundo colocado, os russos, que tomam, em média, 8,4 banhos por semana.
Porém, na limpeza das mãos - algo que médicos dizem ser mais importante que lavar o corpo - estamos longe de ser um bom exemplo, ficando atrás de italianos, franceses, russos e britânicos. Entre 1057 brasileiros, de todas as classes sociais, só 11% lavam as mãos antes de alimentar as crianças; 49% limpam as mãos depois de usar o banheiro; 46% antes de preparar a comida e 21% depois de tocar em animais.
O resultado dessa negligência pode ser uma infecção. A mão está em contato com os olhos, o nariz e a boca, áreas vulneráveis a ataques de vírus e bactérias.
Só para se ter uma ideia da importância de lavar as mãos, na epidemia de gripe por vírus H1N1, quando foi reforçado este hábito, caiu o número de casos de diarréia, conjuntivite e infecção hospitalar, afirmam infectologistas.
Só por aí dá para se ter uma ideia da importância de lavarmos as mãos!!! É tão simples e não dá trabalho!
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário