sábado, 10 de julho de 2010

BP instala novo sistema para conter petróleo...

A Companhia British Petroleum (BP) retirou neste sábado uma capa de contenção que captura parte do petróleo que vaza no Golfo do México, para trocá-la por outra maior e, assim, conter totalmente o vazamento. É o mínimo que se espera!!!
A BP disse em comunicado que o processo levaria entre 4 e 7 dias. Entre a remoção da camada atual para a nova, o petróleo vazaria novamente sem controle, afirmou a empresa.
A BP recebeu nesta sexta-feira (9) o aval do governo dos Estados Unidos para iniciar a operação e aproveitar o bom tempo na região.
Apesar disso, com a nova capa, a empresa deu garantias de que não haverá novo derramamento de petróleo no leito marinho. Se tudo der errado, uma outra capa estará à disposição para ser usada. A empresa alertou que a operação é delicada, uma vez que a capa de proteção jamais foi instalada em tal profundidade.
O petróleo capturado seria escoado para embarcações na superfície. O óleo coletado é processado e enviado à costa por um petroleiro cisterna.
Cientistas estimam que o vazamento esteja despejando 60 mil barris de petróleo por dia ao mar. Com um sistema de quatro embarcações, a empresa poderia capturar 80 mil barris de petróleo por dia e desconectar o sistema rapidamente se um furacão se aproximar, disse a BP.
Com a chegada de um furacão, o que está ruim ficaria muito pior com consequências inimagináveis.

Por sua vez, a União Européia (UE) vai estudar a adoção de um limite de profundidade para a exploração de petróleo no oceano em reação ao vazamento do poço da BP. Um bloco de 27 países pode avaliar a necessidade de criar uma outra agência para supervisionar a exploração no mar, além da Agência Européia de Segurança Marítima.
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário