domingo, 6 de junho de 2010

Transparência nos impostos

Na lista dos países com a maior carga tributária do planeta, o Brasil é um eterno campeão!!! Em nenhum outro país emergente - uma categoria onde se incluem China, Índia, México e Argentina - paga-se tanto imposto como aqui. Só em 2009 o total de impostos pagos no país alcançou R$ 1,1 trilhão, o equivalente a 35% do Produto Interno Bruto (PIB). Agora, em 2010, se as previsões se confirmarem, o Brasil deverá superar mais uma vez e quebrar novamente o próprio recorde.
Isso mostra como é urgente revelar quanto pagamos ao fisco em cada compra que fazemos!
Além de pagar caro para receber serviços sofríveis, o brasileiro ainda tem de gastar do próprio bolso para garantir uma escola particular de melhor qualidade para os filhos e um seguro-saúde razoável para a família.
Um passo importante para aumentar a consciência da população em relação a alta carga de impostos, seria cobrar dos governantes a discriminação na nota fiscal o valor que vai para o Fisco em cada compra, como acontece em outros países, como os Estados Unidos. Aqui, muita gente pensa, que os altos preços são produto da ganância dos empresários. Se houvesse algo semelhante no Brasil, o consumidor saberia que paga impostos até sobre os itens básicos da alimentação. No arroz e no feijão, são 15,3%; na carne bovina, 17%; no café, 20%; e na manteiga, 36%.
A discriminação do valor pago em impostos pelo consumidor está prevista no Artigo 150 da Constituição. Até hoje, 22 anos após a aprovação da Nova Carta em 1988, esse dispositivo não foi regulamentado. Um projeto de lei com esse objetivo, referendado por um abaixo-assinado com 1,5 milhão de assinaturas, foi entregue ao Congresso Nacional pela ACSP em 2006. Aprovado pelo Senado, está pronto para ser votado pela Câmara. Só que ele empacou, por falta de acordo entre as lideranças dos partidos!!!
O governo trabalha contra sua aprovação por temer que a divulgação do valor pago em impostos acabe se voltando contra ele e a máquina arrecadatória da Receita. Por que será???
O cidadão tem o direito de saber quanto paga de impostos!
Fonte: R.Época 


Nenhum comentário:

Postar um comentário