quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rússia lança navio para abrigar "1ª Usina nuclear flutuante"?!

A Rússia deu nesta quarta-feira, dia 30, um grande passo em direção a controversa criação da primeira Usina Nuclear flutuante do mundo, lançando no mar Báltico, uma embarcação que irá abrigar a estação na água, com capacidade de gerar 80 megawatts de eletricidade.
Quase 25 anos após a tragédia de Chernobyl na então Soviética Ucrânia, a Rússia planeja expandir sua rede de usinas nucleares e firmar acordos para construir plantas no exterior. A usina estará pronta em 2012 e será instalada posteriormente na região de Murmansk, mais ao norte. Ela será desativada depois de 32 anos de operação, "deixando a área ao redor do mesmo modo que estava antes da estação", prometem os responsáveis.
Mas... segundo os ambientalistas, "os planos russos de construção de usinas nucleares flutuantes na costa norte do país é arriscado. O perigo começa quando o reator for instalado e abastecido com combustível nuclear", afirma o chefe de projetos de energia do Green Peace russo.
"Se algo der errado... Isso pode significar a nuclearização de várias dezenas de hectares de terras, no mínimo, e dezenas de milhares de pessoas evacuadas da área poluída..."
Como se vê, é o início de uma grande polêmica que merece ser amplamente discutida!
Fonte: Estadão online

Nenhum comentário:

Postar um comentário