quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pesquisa britânica diz ter desvendado o "Código de Platão"

Um pesquisador britânico afirma ter desvendado os segredos ocultos nas obras do filósofo grego Platão mais de dois mil anos após sua publicação. A existência de um suposto "Código de Platão", com mensagens ocultas em seus textos, era debatida há tempos por estudiosos da filosofia.
Segundo o professor de História da Ciência da Universidade de Manchester, Jay Kennedy, sua descoberta tem o potencial de revolucionar o entendimento da história da origem do pensamento ocidental. Segundo ele, Platão utilizaria um padrão regular de símbolos, herdado dos antigos seguidores do filósofo e matemático Pitágoras, para dar a seus livros uma estrutura musical.
O professor diz ter se baseado no fato de que um século antes de Platão, Pitágoras declarou que os planetas e as estrelas produziam uma música inaudível, chamada por ele de "harmonia das esferas". Platão teria seguido essa ideia em seus escritos.
Os livros de Platão tiveram um importante papel na fundação da cultura ocidental, mas eles são misteriosos e terminam em enigma - afirma o professor - na antiguidade, muitos dos seus seguidores disseram que os livros continham camadas escondidas de compreensão e códigos secretos, mas isso foi regeitado por estudiosos modernos e agora o professor afirma  ter provado que os segredos realmente existiam.
Ele passou cinco anos estudando os escritos de Platão, descobriu que em uma de suas obras mais famosa, "A República", ele colocou grupos de palavras relacionadas à música após cada duodécimo do texto. Cada uma delas representava uma das doze notas da escala musical grega - algumas notas harmônicas, marcadas por descrições de sons associados com o amor ou riso, e outras dissonantes, marcadas por descrições de sons de chiados, a guerra ou morte.
Ao ler seus livros, nossas emoções seguem os altos e baixos de uma escala musical. Platão utiliza seus leitores como instrumentos musicais e o filósofo teria escolhido essa maneira para conseguir passar de maneira oculta sua mensagem de que o mundo é regido por leis matemáticas, não por Deuses, o que contrariava a crença religiosa grega e ameaçava sua segurança. Inclusive, Sócrates o mentor de Platão, foi condenado por heresia, e a decisão de esconder sua mensagem em seus textos poderia ter sido uma maneira encontrada de se livrar de um destino semelhante, conclui o professor.
O estudo foi publicado na revista americana "Apeiron".
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário