sábado, 5 de junho de 2010

Maré negra eleva os custos da exploração de petróleo

As dificuldades do grupo britânico British Petroleum (BP) em deter a maré negra no Golfo do México suscitaram interrogações sobre perfurações em águas profundas, com efeitos possíveis para projetos de exploração - inclusive o do pré-sal no Brasil - além de aumento certo no custo de extração e, portanto, no preço do barril. "O que está acontecendo afeta a indústria mundial de gás e petróleo e terá necessariamente amplo impacto não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo", disse o representante do grupo BP.
a maré negra demonstrou a dificuldade das companhias privadas para ter acesso a novas reservas, distantes das grandes jazidas "fáceis" como as do Oriente Médio, com excessão do Iraque. Agora elas terão que procurar petróleo em condições que estariam mais perigosas.
A catástrofe poderá ter também efeitos na exploração de uma jazida ainda mais promissora: as reservas offshore do Brasil, estimadas em 50 bilhões de barris de petróleo, presas sob uma espessa camada de sal a 7 mil metros de profundidade!!! 
Fonte: Correio online

Nenhum comentário:

Postar um comentário