segunda-feira, 7 de junho de 2010

Desmatamento: Agora é no Pantanal...

O Pantanal, bioma localizado nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, registrou desmatamento de 2,82% de sua área de 151.313 km² em 7 anos, informou nesta segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente.
O Pantanal perdeu 4.279 km², ou 0,47%, segundo os Dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter/Inpe) apresentados pelo ministério no primeiro levantamento do bioma.
Entre as principais causas apontadas pelo Ministério do Meio Ambiente, estão a produção de carvão vegetal, a expansão de áreas para pastagens e o avanço na área de investidores externos. O centro-oeste é uma das principais regiões de produção agrícola e pecuária do país.
O Pantanal foi a segunda região mais atingida pelo desmatamento quando comparado a outros três biomas. proporcionalmente, o Cerrado teve índice de desmate de 4,17%, seguido de Pantanal, Amazônia (2,54%) e Caatinga (2,01%). Os números do Pampa e da Mata Atlântica ainda devem ser apresentados pelo Ministério.
O levantamento revelou ainda que o Mato Grosso do Sul, que representa 40% da área total do Pantanal, desmatou 3,1% de sua área de 89.826 km² do bioma, enquanto o Mato Grosso, com o total de 60.831 km², foi responsável por 2,4%.
O bioma da Amazônia tem área total de 4,2 milhões de km², o que corresponde a 48,1% do território brasileiro, e abrange os Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Acredita-se que uma das soluções para conter o desmatamento poderia ser a criação de unidades de conservação na região. O governo está esperando o quê???? 
Fonte: Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário