sexta-feira, 4 de junho de 2010

Antes do alongamento faça aquecimento!!!

Conforme o frio se intensifica às vésperas do inverno, surge a dúvida se o alongamento é uma forma de prevenir o aparecimento de lesões. Para aproveitar o alongamento de forma segura e eficaz, antes do exercício faça um aquecimento movimentando-se em intensidades mais leves por 10 a 15 minutos.
Após esta etapa, alongue de forma suave as principais regiões de seu corpo. Complemente o aquecimento com 5 minutos de atividades, em intensidade um pouco mais elevada e aí você estará pronto para a prática esportiva.
Uma publicação de 2009, da Universidade de Sydney (Austrália) em que foram revizados dez estudos clínicos, considerados relevantes, conclui: ..."Pode-se concluir que embora o trabalho de flexibilidade (alongamento) seja muito utilizado durante os treinamentos, principalmente visando prevenção de lesões, seus benefícios permanecem obscuros..."
 Então, não se pode relacionar alongamento à prevenção ou causa de lesões. Estudos mostram que tanto o excesso como a falta de flexibilidade apresentam alguma ligação com o índice de lesões.
Portanto: "É melhor prevenir do que..."
Fonte: Veja online

Nenhum comentário:

Postar um comentário