sexta-feira, 21 de maio de 2010

Senado Americano aprova reforma no Sistema Financeiro

O presidente americano Barack Obama conseguiu uma vitória importante, no Congresso. Os senadores aprovaram na noite desta quinta-feira, uma ambiciosa reforma no sistema financeiro do país. As mudanças eram uma das prioridades do governo Obama.
Um grupo bipartidário de 59 congressistas votou a favor de um projeto amplo, que pode afetar desde os produtos derivativos exóticos ao uso dos cartões de débito pelos consumidores, além de mudar a forma como o governo reage ao sistema financeiro dos EUA, no exterior.
As mudanças, um passo que pode, em poucas semanas, submeter Wall Street a novas regras mais rígidas, foram propostas por Obama em junho do ano passado, em meio aos efeitos da grave crise financeira que abalou os Estados Unidos. O presidente chamou a nova legislação de a mais ampla reforma de regulação financeira desde a Grande Depressão nos anos 1930, como tentativa de limitar práticas de risco que resultaram na crise.
Agora falta o acerto com a Câmara para a reforma sair do papel.
O presidente afirmou em pronunciamento na Casa Branca (que teve até a ilustre presença de um roedor...), que as novas normas permitirão um funcionamento justo dos mercados e o controle de certas práticas do setor financeiro. Esperam agora, que a versão final do projeto chegue à Casa Branca para sua promulgação antes do 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.
Fonte: Revistas Veja e Época online

Nenhum comentário:

Postar um comentário