quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os Estádios brasileiros ficarão prontos?

Em 80 anos de Copa do Mundo, 16 países já sediaram o evento. Apenas 4 experimentaram a oportunidade de fazê-lo de novo. Em outubro de 2007 o Brasil foi escolhido como o 5º país a ter este privilégio de receber pela segunda vez este espetáculo esportivo. O que deveria ser motivo de euforia aos poucos vai se transformando numa crescente preocupação. A quatro anos do início do campeonato as obras de infraestrutura não começaram e os estádios só existem nas maquetes.
Pelo cronograma da FIFA, as arenas deveriam estar sendo erguidas desde janeiro passado. Como nenhum tijolo foi movido, prorrogou-se o prazo para março. Mas, de novo, nada aconteceu. O derradeiro "limite" - também não levado a sério pelos organizadores - termina nesta semana.
A FIFA preocupada, enviou um alerta ao governo sobre a existência de um plano de contingência. Se o Brasil continuar descumprindo as metas e os prazos estabelecidos, a Inglaterra já estará pronta para receber a Copa 2014.
O risco do Brasil pagar o maior mico da história dos mundiais - até hoje nunca houve um caso de descredenciamento às vésperas da competição - é muito baixo, mas os alertas emitidos devem ser levados em conta. A azáfama da Copa da África do Sul corre o risco de se repetir no Brasil. A advertência da FIFA funciona como estratégia de pressão.
Com uma economia cinco vezes maior que a do país africano e sem as mesmas dificuldades de captar investimentos, o Brasil está muito atrazado. Para não dizer que tudo está na estaca zero, o Mato Grosso é o exemplo de agilidade. Já começou a erguer os tapumes do canteiro de obras.
Um dos sérios problemas é a proximidade das eleições, onde os governadores dos estados estarão, muitos deles, concorrendo a reeleição. Seis se esforçam para eleger seu sucessor e ainda há o caos político no Distrito Federal, uma das subsedes, que está sob ameaça de intervenção federal. Os governos só vão encarar a Copa como problema deles depois da eleição, portanto, a preparação do mundial só vai começar a acontecer em janeiro/2011 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fonte: Revista Veja online  

Nenhum comentário:

Postar um comentário