sábado, 1 de maio de 2010

Iluminação - 100% alimentada de energia eólica e solar

Empresário cearense desenvolve o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energia eólica e solar!
As tecnologias limpas - aquelas que não queimam combustível fóssil - serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos EUA.
Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente. No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.
Feito em fibra de carbono e alumínio especial - mesmo material usado em aeronaves comerciais - , a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. As baterias do poste têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou 7 noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas. 
O proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado este primeiro poste de iluminação alimentado por energia solar e eólica, diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. "Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região".
À prova de apagão!!!
Fonte: Revista Fiec (do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário