quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Dia Nacional da Mata Atlântica"

Hoje, (27), Dia Nacional da Mata Atlântica. Científicamente o nome dela é "Floresta Ombrófila".
Atualmente ela é irregular distribuída pela costa atlântica brasileira, entre o Rio Grande do Sul (município de Torres) e o Rio Grande do Norte e tem 1,5 milhão de km².
A floresta Atlântica é uma formação vegetal higrófila (de ambiente úmido), perene (sempre verde), densa (com muitas árvores por metro quadrado) e heterogênea (com muitas espécies vegetais distintas).
Embora represente só 7% da floresta original descoberta pelos portugueses em 1500, o restante 93% foram simplesmente desmatados, que cobriam cerca de 100 milhões de hectares praticamente contínuos - ainda é um vasto território, equivalente ao da França e Espanha juntos.
No início o motivo do desmatamento era o pau-brasil, depois passando para a plantação de cana-de-açúcar. Do pouco que sobrou a maior parte está no Sudeste, na Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. 
A Mata Atlântica é a mais rica entre as florestas tropicais úmidas do planeta, considerada o santuário ecológico mais pródigo da Terra e corresponde a um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo.
Apresenta de fato, números impressionantes: reúne 15% de todas as formas de vida animal e vegetal do mundo; o número de espécies de aves - mais de 650 identificadas até hoje - é maior que o catalogado em toda a Europa.
O Brasil está entre os sete países detentores de megabiodiversidade, uma riqueza excepcional que se concentra principalmente nas florestas Atlântica e Amazônica.
A primeira, no entanto, leva vantagens em vários aspectos. Reúne, por exemplo, 75% das espécies vegetais brasileiras, contra apenas 5% próprios da Floresta Amazônica.
O impacto causado pela atividade humana dizimou quase toda a floresta!!! Quando vamos parar de agredir o meio ambiente essencial para a vida no planeta??????????????????????
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário