quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cientistas anunciam criação da primeira célula sintética!

Cientistas americanos dizem ter desenvolvido a primeira célula controlada por um genoma sintético. Os especialistas do J.Craig Venter Institute, com sede nos Estados de Maryland e Califórnia - dizem esperar que a técnica possa criar bactérias programadas para resolver problemas ambientais e energéticos, entre outros fins.
O estudo será publicado nesta quinta-feira na edição online da revista científica "Science". Para alguns especialistas, ele representa o início de uma nova biologia sintética e, possivelmente, na biotecnologia.
A equipe de pesquisadores, já havia conseguido sintetizar quimicamente o genoma de uma bactéria. Eles também haviam feito um transplante de genoma de uma bactéria para outra.
Agora, os especialistas juntaram as duas técnicas para criar o que chamaram de "célula sintética", embora apenas o genoma da célula seja sintético - ou seja, a célula que recebe o genoma é uma célula natural, não sintetizada pelo homem. "Esta é a primeira célula sintética porque foi obtida a partir de um cronmossoma sintético, feito com substâncias químicas em um sintetizador químico, seguindo informações de um computador", disseram eles.
Entre os possíveis usos da técnica seriam a criação de novas substâncias químicas, ingredientes para alimentos e métodos para limpeza de água, além de criar algas que absorvam dióxido de carbono e criem novos hidrocarbonetos.
Eles demonstraram que o DNA sintético pode assumir o controle e operar funções da nova célula receptora em termos de replicação de crescimento.
É um avanço extraordinário, oferecendo provas de que, em teoria, é possível que genomas inteiros sejam sintetizados quimicamente e implantados em células receptoras.
Portanto, este feito considerado um dos mais importantes da História, permitirá desenvolver bactérias para resolver problemas ambientais e de energia, entre outras aplicações.
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário