domingo, 11 de abril de 2010

ONU - Acordo climático é impossível em 2010...

O mundo não definirá um acordo climático final este ano, disse neste domingo (11) Yvo de Boer, chefe do clima da ONU, afirmando que o foco deveriam ser medidas práticas para ajudar os pobres e salvar as florestas. De Boer falava nos bastidores do 1º encontro da ONU desde que a cúpula de Copenhague em dezembro fracassou na aprovação do acordo por muitos países.
Os negociadores do encontro nos dias 9 a 11 de abril em Bonn têm lutado para encontrar uma fórmula para reavivar as negociações de um pacto de combate ao aquecimento global e acertar um cronograma antes do próximo encontro anual ministerial em Cancún no México, em novembro e dezembro.
Muitos delegados em Bonn estão pessimistas com o desfecho, dizendo que as conversas para encontrar um sucessor para o protocolo de Kyoto depois de 2012 perderam forças.
Após dois anos de conversas!!! a cúpula de Copenhague foi incapaz de apresentar um sucessor de Kyoto, mas mais de 110 países desde então assinaram um acordo não-vinculante. O presidente americano Barack Obama é um dos maiores apoiadores.
O acordo prometeu US$ 30 bilhões entre 2010 e 2012 para ajudar os pobres a enfrentar os impactos da mudança climática, como inundações, secas, deslizamentos de terra e aumento das marés. Também se comprometeu a manter o aumento das temperaturas globais em menos de 2°C em relação à era pré-industrial, mas não detalhou como isso deveria ser feito ???
De Boer descreveu o acordo de Copenhague como "um desfecho muito importante" mas muitos países em desenvolvimento presentes em Bonn rejeitaram novas menções a ele nas conversas da ONU, sublinhando tensões com os EUA, que nunca ratificaram Kyoto.
Assistimos todos os dias acontecimentos no mundo inteiro gerados pelos efeitos das mudanças climáticas, mesmo assim, outro impasse para coibir prejuízos e assinatura de  compromissos com medidas protetoras, está  se formando...!!!
(Fonte Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário