quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia Internacional da Dança!

O Dia Internacional da Dança, celebrado hoje, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança. A data, marca o aniversário de nascimento de Jean-Georges Noverre (1777-1810), criador do balé moderno, conhecido por ter inovado a dança ao conferir expressão, simplificando a execução dos passos, sugerindo sutileza aos movimentos e buscando o gestual equivalente.
Entre os objetivos do Dia, estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público em geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino Infantil ao Superior.
A dança varia entre movimento funcional (como as danças folclóricas) e codificado, técnicas virtuosas como o ballet. As disciplinas de dança existem em desportos, como a ginástica, patinação artística e natação sincronizada.
Diversos gêneros de dança, encantam pela qualidade, criatividade, proporcionam alegria e dão uma visão abrangente de ritmos diversos na sua criação, através desta forma milenar de se comunicar, através do corpo!!!...
Na foto acima, a bailarina inglesa, Margot Fonteyn (1919-1991). Grande expressão da dança clássica, e que foi homenageada como a grande dama do balé do século XX .

Nenhum comentário:

Postar um comentário