terça-feira, 13 de abril de 2010

EUA sediam Cúpula de Segurança Nuclear

Representantes dos 47 países reunidos na Cúpula de Segurança Nuclear realizada hoje, em Washington, se comprometeram em proteger "todo o material nuclear vulnerável em 4 anos", segundo a proposta do comunicado final da reunião.
Na proposta, os Estados reconhecem a necessidade de cooperação e concordam em compartilhar informações através de mecanismos bilaterais e multilaterais em áreas como a detecção nuclear e o desenvolvimento de novas tecnologias para reforçar a segurança.
No encontro foi mencionada a necessidade de coordenação entre os países para prevenir e atuar perante os incidentes de tráfico ilícito de material perigoso. Os países presentes na cúpula reforçaram que o "terrorismo nuclear é uma das maiores ameaças para a segurança internacional".
Os 47 países reafirmaram que os materiais nucleares são responsabilidade "fundamental" dos Estados e ressaltaram que o urânio enriquecido e o plutônio refinado em particular requerem medidas especiais de proteção.
O texto respalda que as práticas destinadas a conseguir uma maior segurança  não devem interferir nos direitos dos Estados "de desenvolver e utilizar energia nuclear para fins pacíficos".
Pode ser o início de um grande entendimento internacional e estado de alerta contra o terrorismo nuclear (fabricação de armas atômicas) que alguns "insanos" estão ameaçando produzir, e colocar em risco a paz e a vida no planeta...!!!
(Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário