quarta-feira, 7 de abril de 2010

As "boas intenções" vindas da Casa Branca

O presidente Barack Obama anunciou ontem sua política para restringir o uso de arsenal nuclear. A partir de agora, os EUA deverão utilizar esse tipo de instrumento apenas em "circunstâncias extremas". Pela primeira vez, o país assegurou que não atacará com armas atômicas estados que não as tenham e que não tenham aderido aos tratados de não proliferação nuclear.
O relatório sobre a revisão da Postura Nuclear também descreve o "terrorismo nuclear" como uma ameaça imediata e extrema, e classifica de prioridade os esforços para previnir o avanço da disseminação de materiais e de armas atômicas. Mesmo assim, a nova política restringe a construção das armas, mas bilhões de dólares serão investidos para "modernizar" as já existentes...
A intenção do documento é eliminar ambiguidades da época da Guerra Fria sobre em que circunstâncias tais armas poderiam ser usadas. A nova política é lançada dois dias antes de os EUA assinarem um tratado com a Rússia para cortar estoques de ogivas nucleares e, menos de uma semana antes de um encontro de líderes mundiais sobre segurança nuclear.
Apesar de serem tímidas as medidas, vale ressaltar, que não deixam de ter alguns avanços inéditos...
(Fonte: J.Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário