sábado, 3 de abril de 2010

A "Arca perdida da Aliança" está na África? II

A "Arca da Aliança"- PARTE II
O fascínio por este enigma, levou Parfitt mais adiante, ao estudar a tribo dos lembas, um grupo africano espalhado por países como África do Sul, Zimbábue e Moçambique. Os lembas, apesar de falarem um idioma do grupo linguístico banto, comum na região, conservam uma série de hábitos "estranhamente "judaicos", como o culto a um Deus único, a proibição de comer carne de porco, entre outros, e a tradição de que seus ancestrais teriam vindo de Jerusalém para a Àfrica. Em resumo, os lembas se consideram judeus que teriam vindo da Palestina para a África.
A parte mais intrigante envolve o chamado "ngoma lungundu", um tambor de guerra que teria poderes divinos, o qual ficava sob os cuidados da casta de sacerdotes da tribo - tal como a tribo sacerdotal dos levitas era responsável pela Arca entre os antigos israelitas.
Para rastrear o destino dos ngoma e suas possíveis associações com a Arca, um dos primeiros passos foi tentar identificar a rota seguida pelos supostos ancestrais dos lembas até a África - eles contavam que, após Jerusalém, eles teriam passado pela lendária cidade de "Senna" antes de ir para o sul do continente. Conforme o especialista, a mais provável é que a antiga Senna seja Sanaw, no Iêmem, local da península Arábica onde realmente havia uma forte comunidade judaica na época do surgimento do Islamismo.
O raciocínio de Partiff, segundo especialistas, é perfeitamente sólido mas especulativa é a relação direta entre o ngoma e a Arca que ele traça. Após descobrir com a ajuda de anciãos lembas, que o tambor havia sido guardado num museu do Zimbábue por um missionário do século 19, Parfitt conseguiu analisar o objeto e datá-lo pelo método do carbono-14. O resultado: Uma idade de pouco menos de 700 anos.
No entanto, ele havia concluído que a verdadeira Arca era, como o tambor lemba, feita apenas de madeira dura sem adornos de ouro. Propõe que a Arca / tambor era usada como uma espécie de canhão primitivo, daí os rumores de seu poder divino. Com isso a "Arca original" teria sido destruída e substituída pelos judeus ancestrais aos lembas após sua migração a partir do Iêmen. Apesar de intrigante, o argumento continua sendo circunstancial; mas certamente não convencerá os céticos!!!
Polêmica à vista!
(Pesquisa Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário