domingo, 21 de março de 2010

Uma foto de 26 bilhões de pixels

Os fotógrafos franceses Arnaud Frich e Martin Loyer apresentaram na semana passada uma foto panorâmica em 220 graus de Paris que seria a maior imagem do mundo. Com a ajuda de um programa de computador, criado pela empresa de informática Kolor, os dois juntaram 2.346 retratos da capital francesa para compor a foto, com resolução declarada de 26 bilhões de pixels.
Se fosse impressa nessa resolução, dizem os fotógrafos, ela teria o tamanho de dois estádios de futebol. Como comparação, câmeras digitais comuns registram fotos de 10 milhões de pixels - uma resolução de 2.600 vezes menor.
Na imagem é possível ver muitos dos símbolos de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre. O internauta pode aproximar a imagem para ver os detalhes enquanto escuta como trilha sonora a música do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".
A altíssima resolução da foto, superior à do site "Google Earth", também permite que se observe as placas de ruas, objetos nas vitrines e detalhes das roupas de algumas pessoas que aparecem nas imagens. Com base nisso, os autores do projeto incluiram algumas "surpresas" na foto para divertir os internautas, que precisam vasculhar a imagem para encontrá-las.
"Não é uma foto revolucionária do ponto de vista artístico, mas ela tem o mérito de oferecer uma vista excepcional em alta resolução", diz um dos autores. 
(Fontes: R.Época e pesquisa Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário