quinta-feira, 25 de março de 2010

Substituto para a sacola plástica

Agora é moda!
Trouxas de pano originárias do Japão, "furoshiki" podem ajudar a reduzir o número de sacos plásticos em uso.
Originalmente o "furoshiki" era utilizado por senhores feudais japoneses para carregar suas roupas quando iam aos banhos públicos. Em português, seria algo como uma "trouxa".
Depois da Segunda Guerra, o "furoshikis" foi caindo em desuso, com a produção em massa das sacolas plásticas. Até que a ministra do meio ambiente do Japão, Yuriko Koike, preocupada com o uso indiscriminado dos sacos plásticos, lançou em 2006 uma campanha para resgatar o uso da peça milenar no país.
Foi realizado pela Fundação Japão com estudantes de design, artes plásticas, moda e arquitetura do mundo inteiro um "Concurso de Padronagem furoshiki" - ao todo o Japão recebeu 150 trabalhos oriundos de 10 países da Ásia e América Latina ( Coréia do Sul, China, Indonésia, tailândia, Filipinas, Malásia, Vietnã, Rússia, México e Brasil). Desses, 15 eram do Brasil, o que representa 10% do total.
O primeiro lugar foi de um brasileiro Tiago Gualberto, com a xilografia intitulada "Iemanjá e Carpa ao amanhecer". Ele dividiu o primeiro lugar com um chinês e um sul-coreano. Como prêmio, Tiago terá seu projeto estampado em "furoshikis " que serão comercializados em lojas de souvenirs de Tóquio - Acima, a estampa vencedora.
Detalhe importante: Qualquer pano quadrado pode virar um "furoshiki" e ajudar na preservação do meio ambiente!!!
(Fonte: O Estadão online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário