quarta-feira, 31 de março de 2010

Seriam Da Vinci e a Mona Lisa a mesma pessoa?

Que a vida de Leonardo da Vinci sempre esteve envolta em mistério, isso não é mais novidade. Mas desde "O Código da Vinci" que muitos pesquisadores resolveram retomar antigas teorias e reexaminá-las. Uma delas seria a de que a famosa pintura do Museu do Louvre, a Mona Lisa, é na verdade um autorretrato do artista.
Um grupo de cientistas italianos acredita nessa teoria a ponto de ter requisitado uma exumação dos restos de Da Vinci a fim de obter o DNA por meio do teste de carbono. Se sua tumba, próxima ao Palácio de Amboise, na França, contiver o crânio intacto, eles creem que podem recriar a face de Leonardo e então compará-la com a pintura, segundo explicações dadas pelos técnicos à Associated Press. "Não sabemos o que vamos encontrar se o túmulo for aberto, podemos dar de cara com grãos de pó", explica o antropologista que participa do projeto. "Mas os restos estão bem preservados e são um arquivo biológico que registra eventos de uma pessoa em vida e, em alguns casos, na morte".
O líder do grupo declarou que planeja acelerar os trâmites com as autoridades encarregadas do castelo de Amboise. Há, porém, quem ache que os esforços italianos possam ser prematuros. Na França, a exumação de um corpo exige um procedimento legal muito moroso.
Esta teoria já percorre muitas décadas...se pudessem finalmente elucidar o fato, seria bem interessante!!!
(Fonte: Revista Leituras da História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário