quinta-feira, 11 de março de 2010

O mapa do Chile se moveu após terremoto

A descoberta de que o terremoto do Chile tirou cidades do lugar, anunciada por um grupo de cientistas esta semana, deverá ajudar pesquisadores a compreender melhor a mecânica dos tremores de terra.
Os pesquisadores detectaram que várias regiões do continenete se deslocaram para o oeste após o tremor de 8,8 gr que abalou o país. A área mais afetada foi a da cidade de Concepción, que avançou 3,04 metros. O estudo foi produzido por um conjunto de universidades e instituições de diferentes países com o auxílio de estações terrestres equipadas com GPS. 
Ao comparar a localização geográfica dessas estações antes e depois do tremor, foi possível detectar os deslocamentos de terreno. O pesquisador americano Benjamim Brooks, um dos principais responsáveis pelo levantamento afirma que o registro vai muito além da simples curiosidade geológica. Ele observa que a movimentação de regiões inteiras é um evento que ocorre apenas após eventos de grande magnitude - o fenômeno verificado no Chile é o quinto mais intenso já registrado por equipamentos modernos.
Hoje, tomou posse o novo presidente do Chile, Sebatián Piñera e a cerimônia de posse foi abreviada em meia hora, por alerta de um novo abalo sísmico, mas, sem grandes proporções, felizmente!!!
(fonte J. Zero Hora) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário