terça-feira, 30 de março de 2010

Colisor de Hádrons bateu recorde...

O grande Colisor de Hádrons bateu um recorde nesta terça-feira. O acelerador de partículas conseguiu produzir a colisão de dois feixes de prótons a 7 tera elétrons volts, criando uma explosão que os cientistas estão chamando de "Big Bang miniatura". O efeito emocionou a equipe do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), que aplaudiu de pé o resultado da experiência assistida por pesquisadores do mundo todo via link remoto.
A principal motivação é identificar o Bóson de Higgs, também conhecido como "partícula de Deus", proposto em 1964 por Peter Higgs, o bóson seria responsável por dotar de massa tudo o que existe no universo, transformando gases em galáxias, estrelas e planetas. A partícula também possibilitaria o surgimento da vida na Terra e, talvez, em outros locais do cosmos. Por isso há tanta expectativa de que o LHC forneça provas de sua existência.
As conclusões do experimento, no entanto, podem ingressar em um território só explorado pela ficção científica, se comprovarrem a existência de universos paralelos ou outras dimensões, além das cinco já conhecidas.
(Fonte: Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário