domingo, 21 de março de 2010

"Há uma guerra contra a ciência "...

O pesquisador do clima acusado de manipular informações se diz vítima da indústria.
Michael Mann, no início dos anos 90, montou um gráfico que mostrava a linha de temperatura da Terra relativamente estável por milhares de anos, até dar um salto nas últimas décadas. Batizado de "taco de hóquei" pela forma, o gráfico tem sido usado como evidência do aquecimento global. Sua fama foi abalada no ano passado, quando alguém invadiu o computador de e-mails da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e descobriu mensagens de e-mail trocadas com outros pesquisadores que sugeriam manipulação de dados.
No mês passado, uma investigação independente da Universidade americana concluiu que Mann é inocente. Em entrevista publicada na revista Época, ele diz "que os ataques vêm da indústria do petróleo. E afirma que ela move uma guerra suja contra os cientistas. Que não há nada que ponha em xeque as mudanças climáticas causadas pelo homem, e que aqueles que se opõem à ação contra o aquecimento global recorreram a essa campanha para criar confusão.
O fato de terem usdo essa tática já revela como estão desesperados. Eles perderam o debate científico. Agora, não têm outro recurso para desviar a atenção pública do problema.
Não sei quem foi o criminoso que invadiu os computadores (da Universidade) no Reino Unido. Mas muitos grupos de lobby contra o aquecimento promoveram a história antes de ela chegar à mídia, algo suspeito. Parece que eles sabiam antes de o fato vir a público. Os ataques foram planejados para sabotar a cúpula de Copenhague. Não creio que tenham surtido esse efeito. Os impasses que aconteceram lá foram causados mais pela natureza complexa da negociação que pela falta de certeza sobre o aquecimento global.
Se você for realista, é um relatório de milhares de páginas. Aí você encontra apenas um erro e transforma isso em uma tempestade, como se comprometesse a credibilidade de todo o relatório". Diz ele.
Parece que não estamos no mesmo planeta... Quem dá o alerta para as consequências dos efeitos climáticos é sabotado por quem os comete em "maior escala". Vale lembrar que os malefícios causados vão atingir  a todos os habitantes do planeta Terra!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário