terça-feira, 16 de março de 2010

Descoberto sarcófago de rainha egípcia desconhecida

Uma missão francesa descobriu, perto do Cairo, o sarcófago de uma rainha até agora desconhecida, anunciou o serviço de antiguidades egípcias, no início do mês (4/03).
Identificada como Bahnu, ela foi "uma das rainhas da 6ª dinastia, que reinou no Egito de 2374 a 2192 a.C., informou o chefe do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), Zahi Hawass.
Segundo o chefe da equipe francesa, eles ficaram contentes por acrescentar uma rainha até agora desconhecida à história do Egito.
A equipe descobriu o sarcófago de 2,6 metros de comprimento e 1 metro de altura na câmara funerária. Em uma lateral hieroglifos indicam que a rainha é "a esposa do rei e sua amada". No entanto a câmara sofreu alguns saques, provavelmente  na época do "primeiro período intermediário" (por volta de 2200 a.C.). No interior do sarcófago não há nada além de bandagens de linho que serviam para envolver a múmia de Banhu, fragmentos ósseos e cacos de cerâmica.
Galal Muawad, inspetor de antiguidades que trabalhou com a equipe francesa, destacou que  descobertas deste tipo são muito pouco frequentes..."a raridade do sarcófago é que o corpo principal é de granito rosa, enquanto a tampa é de basalto negro", disse ele.
(Pesquisa Internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário