segunda-feira, 29 de março de 2010

Conferência Nacinal de Educação - CONAE 2010

Mais de 4,1 milhão de crianças e jovens em idade escolar (de 4 a 17 anos) estão fora das salas de aula. A informação é da secretária da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), baseada na Pinad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Deste total, 3,5 milhões tem 4 ou 5 anos ou já são adolescentes com 15 a 17 anos. A inclusão destas duas faixas etárias no sistema de ensino passou a ser obrigatória a partir do ano passado, com a aprovação da Emenda Constitucional 59. Os estados e municípios têm prazo até 2016 para fazer a inclusão destes potenciais alunos no sistema de ensino.
De acordo com a secretária, outros 680 mil jovens de 7 a 14 anos, também não fraquentam as salas de aula. Esta faixa já deveria estar integralmente incluída nos colégios de todo o país.
A universalização do ensino é um dos temas que estarão em debate na Conae - Confederação Nacional de Educação - realizada em Brasília até a próxima quinta-feira. Uma das metas da reunião é tirar as diretrizes para o sistema nacional de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário