quinta-feira, 4 de março de 2010

Cientistas de Harvard dão conselhos para preservar a memória

Como preservar a memória? Esta com certeza é uma preocupação de todos nós, não importa a idade, mas já pensando no futuro, acho que todos se  perguntam quais as medidas que podem ser exercitadas no cotidiano, como prevenção, para preservar a memória por muito tempo...!!!
Encontrei estes conselhos de cientistas de Harvard, ( Globo online), com resposta bem simples e que podemos treinar diariamente.
A medida em que envelhecemos, percebemos além das mudanças externas no corpo, as internas e dentre elas, alterações na nossa capacidade de lembrar fatos, números, datas. Muitas vezes, em situações corriqueiras, temos um lapso de memória: vamos até a sala, mas não sabemos para quê; conversamos com alguém sem lembrar seu nome. Lapsos de memória podem ocorrer em qualquer idade, é normal, mas ficamos chateados quando somos velhos, temendo que seja um sinal de perda da função intelectual. Mas é importante lembrar que a perda significativa de memória em pessoas mais velhas é um sinal de alguma doença, e não algo natural da idade.
As pequenas falhas que temos na memória decorrentes da idade são consequência de mudanças normais que ocorrem no cérebro e podem deixar mais lentos alguns processos cognitivos, tornando um pouco mais difícil aprender coisas novas rapidamente. Mas, há várias estratégias das quais podemos lançar mão para proteger nossa mente. Ainda bem!!!
1 - Continue aprendendo: Uma boa educação está ligada a um melhor funcionamento cognitivo na terceira idade. Ex. adotar um lobby, aprender uma língua, palavras cruzadas, quebra-cabeças, ouvir música que ajudam, entre outras, a estimular o cérebro.
2 - Use todos os sentidos: Quanto mais sentidos você usar ao aprender algo novo, mais fácil será lembrar daquela informação depois: Ex. associar cheiros à informações ajuda o cérebro a fixar o que aprendeu.
3 - Acredite em você - mitos sobre envelhecimento do cérebro acabam contribuindo para as falhas de memória. E então você terá menos capacidade de trabalhá-los e treiná-las a seu favor.
4 - Economize o uso do seu cérebro: se você não precisar se lembrar de onde deixou as chaves que neste momento não é relevante, não o faça. Vá se concentrar em aprender coisas novas. Tenha um lugar certo em sua casa para guardar óculos, chaves, bolsa e outros itens de grande uso.
5 - Repita aquilo que quer saber bem, repita o que quer lembrar, ou o que acabou de ouvir, em voz alta. É uma maneira excelente de conectar a memória.
6 - Dê intervalos - a repetição é uma potente arma, mas para ser usada corretamente. É melhor não repetir várias vezes as mesmas coisas num período curto como se estivesse decorando para prova. Ter intervalos é valioso com informações mais complicadas.
7 - Crie um código próprio - este é um método criativo e potente para se lembrar de listas. Ex. Vai ao mercado comprar itens como arroz, feijão, inhame e manteiga? Crie a palavra AFIM para lembrar desses itens.
Então, nada de vergonha! Todos esquecem de alguma coisa...Vamos treinar para preservar!!!
(Fonte: Globo online)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário