quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Por que o carnaval é no carnaval?

Na representação acima, as posições da Terra em sua órbita, com os solstícios aparecendo à esquerda e direita. 


Por que a Igreja católica tem a ver com o carnaval e porque a festa cai num dia diferente a cada ano?Por que a terça-feira de carnaval sempre cai 47 dias antes do domingo da Páscoa católica e por que a Páscoa muda todo o ano? A explicação encontra-se no primeiro Concílio de Niceia, realizado no ano 325, onde os religiosos reunidos, determinaram que a Páscoa ocorreria sempre num domingo, depois da primeira Lua cheia que se seguisse ao equinócio de primavera.
Niceia, uma cidade da região da Bitínia, hoje na Turquia; convocado pelo imperador Constantino, o Concílio tinha por objetivo uma disputa teológica candente da época, sobre a natureza de Cristo. E aproveitou para fixar a fórmula da Páscoa.
"Equinócio se refere à data em que o Sol se posiciona exatamente sobre o Equador. Como o eixo do planeta tem uma inclinação de pouco mais de 23º, na maior parte do tempo o Sol aparece deslocado para o norte ou para o sul, dependendo da estação. Ele só fica diretamente sobre a linha do Equador duas vezes ao ano: nos equinócios de primavera e de outono, que marcam o início dessas duas estações. O curioso é que os equinócios se invertem quando se muda de hemisfério: o de primavera no norte e o de outono no sul, e vice-versa.
Então existem 35 datas possíveis para o domingo de Páscoa. Todas caem entre 22 de março e 25 de abril. O carnaval é afetado da mesma maneira: a terça-feira gorda poderia cair entre 3 de fevereiro e 9 de março.
(Do texto de Carlos Orsi - O Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário