domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile gera o caos

O terremoto de magnitude 8,8, que infelizmente, atingiu a costa do Chile no início da manhã de sábado aconteceu ao longo da falha geológica responsável pelo maior terremoto já registrado, o tremor de 1960 que matou milhares no Chile e outras centenas no Pacífico.
Ambos os terremotos aconteceram ao longo da falha geológica em que a placa tectônica Nazca - a seção da crosta terrestre que se estende sob a maior parte do leste do oceano pacífico a sul do Equador - está deslizando para baixo de outra seção, a Placa Sul-Americana. As duas estão convergindo num ritmo de cerca de 8,9 cm por ano.
Especialistas em terremotos disseram que as tensões provocadas por esse movimento, aliada às pressões causadas ao longo da falha pelo terremoto de 1960 e por outros menores em anos anteriores, levaram à ruptura de sábado, numa extensão estimada de 643km da falha geológica. O tremor gerou um tsunami, com ondas de 1,52m de altura, registradas ao longo da costa chilena, e ondas maiores estão previstas em outros lugares do Pacífico.
Como não podia deixar de ser, instalou-se o caos devido a quantidade de mortos e feridos, os saques e inúmeras outras consequências geradas pelo cataclisma. Turistas querendo sair do país e  encontrando dificuldades para fazê-lo... e por aqui, cerca de 1,7 mil turistas chilenos com dificuldades de retornar para casa após veraneio nas praias catarinenses.
Enfim, o desejo para que esta nação se recupere logo desta tragédia. Conheci o Chile em 2006 e voltei encantada com suas belezas e a receptividade do seu povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário