quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O governo japonês aperta o cerco contra obesidade...

O governo e os médicos  japoneses estão insatisfeitos com as medidas da população e estão lançando uma campanha para diminuir o excesso de gordura abdominal para  combater a chamada "síndrome metabólica" -  um conjunto de fatores que aumentam os riscos de ataques cardíacos e diabetes. Para isso, os japoneses estão sendo orientados a fazer o "Teste da fita métrica", medindo a circunferência da cintura.
O exame costuma ser feito anualmente na população em geral e, segundo uma lei de 2008, é obrigatório para quem já passou dos 40 anos. As pessoas não são punidas se não fizerem. São os planos de saúde que têm a obrigação de cobrar o exame dos seus associados, ou perdem os subsídios do governo. Os homens têm que ter no máximo 85 cm de cintura enquanto no Brasil o máximo recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes é de 102 cm.
Já para as japonesas, são 90 cm. No Brasil são 88 cm. E agora, instituições de pesquisas médicas querem que o governo japonês reduza o limite delas para 80 cm.
Segundo os médicos, quem está fora da medida é orientado a entrar em dieta, reduzir porções de comida,  calorias e gorduras, bem como mudar o estilo de vida.
O Japão tem a população mais magra entre os países desenvolvidos: apenas 3% da população são obesos, enquanto nos Estados Unidos, o percentual é de 30%.
Interessante estas medidas governamentais de prevenção à saúde!!!
(Site do Jornal Nacional)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário