segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Novo conflito nas ilhas...

Quase três décadas após a guerra, a disputa entre o Reino Unido e a Argentina, pelas ilhas Malvinas ou Falkland, para os britânicos, se agita novamente e o estopim agora é o progresso das explorações petrolíferas por companhias britânicas na região.A plataforma de extração Ocean Guardian já está a caminho, desde novembro último, devendo chegar às ilhas no início de março. O empreendimento compreende perfurações numa área de 200 milhas ao redor das ilhas, e , segundo estimativas, renderá 60 bilhões de barris de óleo cru.
Já em 1998 o Reino Unido realizara prospecções de testes, mas abandonara o projeto por não considerá-lo rentável. O aumento do preço do combustível fóssil reverteu esta decisão.
O governo de Cristina Kirchner expressou sua inconformidade e acusou o Reino Unido de descumprir as resoluções das Nações Unidas. A presidente argentina firmou o decreto 256/10, com o fim de bloquear o trânsito marítimo entre as ilhas e o território argentino. O documento exige que toda a embarcação que queira atravessar as águas nacionais em direção às ilhas solicite autorização.
O governo argentino pretende evitar as perfurações e evitar o risco de que as Malvinas tornem-se um novo centro petrolífero regional, fato que aumentaria o risco de que os Kelper's - habitantes das ilhas - solicitem sua independência, o que poderia colocar a pique suas reinvindicações territoriais.
O prolongado conflito entre os dois países data do século 19 e teve seu auge em 1982, quando sob as ordens do presidente argentino Leopoldo Galtieri o exército da última ditadura militar argentina, ocupou as ilhas. A operação desencadeou uma guerra de 73 dias com o Reino Unido onde a Argentina saiu derrotada e o saldo foi de 649 argentinos e 255 britânicos mortos.
Agora especula-se se a reação do governo de Buenos Aires não é uma manobra para desviar as atenções, diante da crise de credibilidade que atravessa devido à corrupção, à inflação crescente e à recente crise interna.
Quem são os Kelper's - Nome dado ao novo "grupo" que se formou entre os moradores das ilhas: de gauleses, escoceses e irlandeses.
(Pesquisa Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário