segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cuidados para praticar exercícios físicos no calor

Com a chegada do verão, os praticantes de exercícios físicos devem tomar alguns cuidados. O exercício causa calor e faz a temperatura corporal elevar-se. Em repouso, o corpo apresenta uma temperatura entre 36 e 37 graus Celsius, enquanto numa corrida de 30 minutos a temperatura corporal interna atinge 39 a 40 graus Celsius.
É muito difícil dissipar o calor pela atividade física com temperatura ambiente mais elevada (acima de 25 graus). É por isso que transpiramos mais nestas condições. Isso porque o corpo só é resfriado quando o suor consegue evaporar-se da pele. Em ambientes úmidos e quentes, a evaporação do suor é prejudicada, o que dificulta ainda mais a dissipação do calor. É por isso que suamos muito mais durante uma corrida em cidades com clima quente e úmido, como por exemplo, em Manaus.
Primeiro cuidado a ser tomado nestas condições: "nada de enxugar o suor", pois desta forma o corpo não se resfria!!!
Em atividades de longa duração, mais de uma hora, o stress térmico debilita o sistema imunológico. Para praticar exercícios com segurança o ideal é começar logo pela manhã, quanto mais cedo melhor.Essa é uma conclusão de pesquisadores do Reino Unido em estudo com grupos de ciclistas.
Outro cuidado a ser tomado: o praticante deve beber um copo de 200ml de água a cada 20 minutos de atividade. Se a duração da sessão for ultrapassar uma hora, a recomendação é a de ingerir bebidas isotônicas para repor a perda de água e sais minerais. 
NÃO ESPERE SENTIR SEDE para hidratar-se. Quando sentimos sede, o corpo está desidratado em pelo menos 1% do peso corporal.
(por Renato Dutra - Veja online)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário