sábado, 27 de fevereiro de 2010

A ciência a favor da beleza e da juventude

A descoberta do sistema de hidratação profunda da pele, feita por um Prêmio Nobel, abriu caminho para uma revolução nos cosméticos. Há duas décadas, as pesquisas sobre a preservação da juventude da pele proporcionaram a primeira revolução no mundo dos cosméticos.
Um novo conhecimento científico sobre o metabolismo das células da pele, desenharam perspectivas  extraordinárias no campo da prevenção. O que se pode esperar das aplicações práticas, vindas desta descoberta da ciência pura, é simplesmente, manter por quase toda a vida a mesma aparência jovial que a pele apresentava aos 20 anos.
As empresas de cosméticos anunciam que estão a um passo de encontrar fórmulas químicas capazes de manter a hidratação nas camadas inferiores da pele. E, o ponto de partida são as descobertas do cientista americano, Peter Agre, que lhe valeu o Nobel de Química em 2003. Ele descreveu o funcionamento do principal sistema de irrigação dos tecidos do corpo humano, que é formado por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água. O pesquisador batizou esses canais de aquaporianos.
Os órgãos do corpo humano são formados majoritariamente de água - 79% no coração, 76% no cérebro e 70% na pele. Por isso, as aquaporinas são indispensáveis para o funcionamento do organismo. A eficácia das aquaporinas diminui com o passar do tempo, tornando os órgãos mais fracos e a pele seca e enrugada.
O que as empresas de cosméticos querem agora, é prolongar o funcionamento perfeito da aquaporina 3, específica da pele, por tempo indeterminado. Para isso, as várias estratégias em mãos, é a produção de cremes com proteínas sintéticas semelhantes às naturais.
A possibilidade de manter ou reativar os processos que ocorrem nas aquaporinas é uma esperança para a pele perfeita e para o prolongamento da juventude e do bem-estar geral do organismo, visto que a descoberta dos mecanismos de circulação celular de água e outras substâncias nutritivas começa a produzir soluções para os mais diversos problemas de saúde. Uma das mais esperadas é uma terapia que pode manter os rins funcionando em padrão ótimo, por quase toda a vida de uma pessoa.
Será que estamos recebendo a notícia da verdadeira e tão sonhada: "fonte da juventude"?
(Fonte: Veja online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário